Limpeza do Papel de Parede

Símbolos e Significados

Todos nós gostamos de cuidar dos nossos interiores e que as nossas paredes luzam como no primeiro dia. O uso do papel de parede como revestimento é uma tendência em alta que oferece grande liberdade criativa e é ideal para dar um toque pessoal a qualquer lugar.

Para decidir qual o papel de parede mais adequado, a maneira de o manter limpo e com boa aparência, é fundamental entender as características de limpeza de cada tipo de papel de parede. Apesar de que os produtos devem sempre levar esta informação incluída, sabemos que a interpretação às vezes não é uma tarefa simples e pode gerar confusão, tanto para o cliente final, como para os decoradores e designers de interiores mais experientes.

Mais abaixo é possível encontrar as instruções de limpeza do papel de parede e seus respectivos símbolos. As opções mais comuns são_

Neste blog focamos as instruções de limpeza do papel de parede e os símbolos. Abaixo seguem as opções mais comuns:

Spongeable – Não lavável

Washable – Lavável

Extra washable – Extra-Lavável

Scrubbable – Pode ser esfregado

Mesmo que os termos pareçam dizer tudo, realmente a interpretação pode variar dependendo de cada pessoa. Para ajudar a esclarecer este assunto, a Pedro Tavares Têxteis oferece umas dicas no intuito de ajudar a entender melhor as instruções de lavagem e o processo de limpeza do papel de parede.

A partir do ponto de vista do cliente, parece razoável que, se uma etiqueta indica que um produto é “lavável”, isto significa que, efetivamente o produto poder ser limpo facilmente. De facto, a opção de ser lavável ou não, determinará em muitas ocasiões a decisão final de compra e se o papel de parede será o adequado para o espaço em particular que se pretende decorar, pois certas áreas da casa expõem-se a mais sujidade e aparecimento de mais manchas que outras.

Os fabricantes são obrigados a seguir as diretrizes e símbolos pré-estabelecidos pela União Europeia, para garantir a coerência e padronização das instruções de cuidado nos produtos.

Quando avaliamos os padrões de um produto, temos que ser absolutamente objetivos, mesmo que a interpretação final dos consumidores possa diferir se existem expectativas pouco realistas. Os nossos papéis de parede são fiéis às instruções indicadas. Devemos sempre recordar que o componente fundamental é o papel, pelo qual o consumidor terá que levar em conta que certas manchas serão impossíveis de remover, o mesmo acontece com tapetes ou qualquer outro produto têxtil.

Este teste para verificar como lavar um produto, consiste na utilização de uma máquina calibrada que “esfrega” o produto utilizando diferentes instrumentos comuns na limpeza da casa, como seguem: esponja, feltro e escovas. O nível de lavagem estabelece-se dependendo do resultado que se produza depois de um determinado “número de lavagens”.

Se, por exemplo, um papel de parede foi classificado como “pode ser esfregado” e falha neste teste, então será diretamente testado novamente num nível de lavagem inferior.

Spongeable – Não lavável

Os papéis de parede classificados com este símbolo permitem que os restos de cola que possam ter ficado na superfície do papel sejam retirados com uma esponja ou pano molhado apenas no momento de sua aplicação, enquanto o papel ainda estiver húmido. Uma vez instalado e seco, este papel de parede não pode ser lavado.

Washable – Lavável

O papel de parede classificado como “lavável” possui um acabamento que permite a limpeza de manchas de sujidade de base aquosa utilizando uma esponja humedecida em água e sabão. Não espere que seja possível eliminar manchas de óleo, gordura e/ou solventes num papel classificado como “lavável”.

Extra-Washable – Extra Lavável

O papel de parede classificado como “Extra-lavável” possui um acabamento que permite eliminar a maioria das manchas domésticas de base aquosa utilizando um pano molhado humedecido em água e sabão. Não se garante a limpeza de óleo, gordura e outras manchas por produtos solventes, porém, algumas manchas de gordura poderão ser eliminadas se o papel é limpo imediatamente ao produzir-se a mancha.

Scrubbable – Pode ser esfregado

O papel de parede classificado como “Pode ser esfregado” ou “Pode ser friccionado” possui um acabamento que permite a limpeza de sujidade e manchas domésticas utilizando uma esponja ou escova de cerdas suaves e sabão, detergente ou produto abrasivo suave. Não se garante a limpeza cem por cento de manchas de óleo, gordura ou certas tintas à base de solvente, entretanto, poderiam ser eliminadas se o papel é limpo imediatamente ao produzir-se a mancha.

Após esta descrição detalhada, podemos observar que somente os papéis classificados como “Pode ser Esfregado” ou “Pode ser Friccionado” são os que permitem uma lavagem mais profunda e maior garantia de eliminação de manchas.

Esperamos que com essas dicas, as instruções de limpeza tenham ficado um pouco mais claras e ajudem na hora de remover manchas e tomar a decisão de qual papel seja o mais adequado para o espaço a ser decorado.